Chá de limão com alho: conheça os benefícios e como fazer

Bateu a gripe? Tenha limão e alho na cozinha, pois um chazinho quente com esses ingredientes só vai ajudar

Quando a gripe e o resfriado batem à porta, alguém já começa a aquecer água para fazer um bom chá. Além de ajudar a relaxar, por ser quentinho, o chá traz em sua composição as propriedades dos ingredientes escolhidos, que são vários. Uma das melhores receitas é o chá de limão com alho. Veja quais são as propriedades desse antigo remédio caseiro.

Benefícios para a saúde

Esse é um antigo remédio caseiro usado para amenizar os sintomas e tratar gripes e resfriados. Mas também é um bom chá para fortalecer a imunidade quando a pessoa está fraca, apresentando sintomas de que seu organismo não anda bem. Veja o que cada ingrediente desse chá fornece ao corpo.

Bebida alcalinizante

Para começar, o limão, quando ingerido na hora do preparo do chá, oferece ao sangue sua propriedade de alcalinizante. Embora ele seja uma fruta ácida, deixa de o ser quando é absorvido pelo corpo. Como muitas doenças são causadas porque o sangue está muito ácido, o limão ajuda a alcalinizá-lo, o que é essencial para trazer a boa saúde de volta.

Ação antioxidante

Os agentes antioxidantes estão presentes em praticamente todos os alimentos naturais, inclusive no chá de limão com alho, pelos dois ingredientes. O efeito antioxidante é quando as células do corpo que estão sofrendo ataque do excesso de radicais livres são protegidas pelos antioxidantes. Assim, tratam-se as inflamações e o envelhecimento precoce, já que as células voltam a ficar em constante renovação. O corpo inteiro se beneficia.

Fonte de vitamina C

É de conhecimento popular que gripe e resfriado precisam ser bloqueadas com boas doses de vitamina C. Essa vitamina é importante para diversos processos no organismo, inclusive para fortalecer o sistema imunológico e ajudá-lo a combater as doenças. Porém, é ainda mais importante que se faça o consumo regular dessa vitamina para prevenir as doenças, já que esse efeito é melhor do que deixar para tomar quando a doença já está instalada no corpo.

Expectorante, anti-inflamatório e antisséptico

O alho é um poderoso expectorante, anti-inflamatório, antisséptico e também antimicrobiano, ou seja, ataca as gripes e resfriados por todos os lados, aliviando os sintomas e também combatendo a causa, que são os vírus.

Como fazer

Crédito: Freepik

As receitas de chá de limão com alho são muito simples e você pode variar adicionando outros ingredientes que, além de mais sabor, vão complementar as propriedades medicinais da bebida. Veja algumas sugestões e experimente, mesmo se não estiver doente.

Chá com mel

Essa é uma receita simples em que você pode adoçar com mel, que também é um bom antibiótico e anti-inflamatório natural. Vai ajudar a deixar o sabor bem melhor.

 

Ingredientes

Anúncios

Limão: 1 unidade;
Alho: 2 dentes;
Água: 1 copo;
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Lave o limão, corte em quartos e remova a parte branca central com uma faça. Descasque os dentes de alho e corte-os ao meio.
  2. Aqueça a água. Quando ferver, coloque dentro esses dois ingredientes, reduza o fogo e deixe por 5 minutos. Desligue e tampe para ficar mais 5 minutos descansando.
  3. Depois coe e chá, adoce com o mel e beba tudo, sem deixar para depois. Faça sempre um novo chá.

Gengibre, alho e mel

O gengibre é mais uma opção de ingrediente para adicionar mais sabor e atividade anti-inflamatória ao seu chá. Pode colocar o mel e também uma pitada de canela.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Gengibre ralado: 1 colher (chá);
Água: 1 xícara;
Canela: 1 pitada;
Alho: 1 dente;
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Rale o gengibre, descasque o alho e esprema o sumo do limão na hora em que for usar.
  2. Coloque a água para ferver. Desligue.
  3. Adicione o gengibre, o alho e a canela, tampe e deixe por 5 minutos.
  4. Depois coe, adicione o sumo do limão e o mel, e está pronto para beber.

Chá com salsinha

Essa versão leva a salsinha, que também é boa para fortalecer o sistema imunológico, tem ação antioxidante e ajuda a acalmar.

Ingredientes

Salsinha fresca: 1 ramo;
Limão: sumo de 1 unidade;
Alho: 1 dente;
Mel: 1 colher (sopa);
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Lave a salsinha, esprema o sumo do limão e descasque o alho.
  2. Quando a água ferver, adicione a salsinha e o alho, tampe e deixe em infusão por 5 minutos.
  3. Depois coe, coloque o limão e o mel, e beba.