Aveia no café da manhã: receitas simples e saudáveis para começar o dia

Antes de partir para as receitas, confira o quanto esse alimento pode ajudar a manter uma rotina mais saudável e equilibrada

A aveia é um alimento completo, que pode ser consumido diariamente e que garante benefícios importantes para a sua saúde. Por causa disso, ainda ajuda a perder peso. O horário ideal para consumi-la é no café da manhã, pois ela dá bastante energia para enfrentar o dia. Veja os benefícios de consumir a aveia no café da manhã e transforme isso em hábito diário com as dicas de receitas para preparar.

Benefícios de consumir aveia no café da manhã

Crédito: Freepik

Depois que souber o quanto a aveia traz benefícios para a saúde, vai querer começar a consumir amanhã mesmo. Outro benefício é que não custa caro e rende bastante, então não perca mais tempo comendo pão branco com maionese e presunto. Veja só:

Grande fonte de energia

O organismo humano consegue absorver de forma intensa a energia que a aveia oferece. Então se você fica muitas horas fora de casa, ou precisa realizar esforço físico ou mental intenso durante o seu trabalho, a aveia precisa estar na primeira refeição do dia. Além de garantir energia, ela ainda é muito nutritiva: é rica em cálcio, ferro, fósforo, cobre, potássio, vitaminas do complexo B e muita, muita fibra. São benefícios preciosos para garantir sua saúde, energia e disposição para o dia.

Limpa o organismo

A aveia tem a propriedade de limpar o organismo, eliminando toxinas e excesso de gordura do intestino e do sangue. É uma ótima aliada para controlar a hipertensão e o colesterol. Essa propriedade ajuda a prevenir a aterosclerose e favorece o bom funcionamento do fígado e sistema circulatório. Por isso, aveia de manhã, todos os dias.

Ajuda a equilibrar o peso corporal

  • Possui poucas calorias e gera muita energia para gastar no exercício físico;
  • Dá muita saciedade: você consome a aveia e evita ficar beliscando antes do almoço;
  • É rica em fibra, o que evita a constipação ao estimular o bom funcionamento do intestino;
  • É diurética: ajuda a eliminar toxinas pela urina e ainda evita a retenção de líquido (e o consequente inchaço no corpo);
  • Limita o nível de glicose no sangue, assim ele consegue impedir que gorduras se acumulem no organismo.

Estimula o cérebro a trabalhar

A aveia ajuda o seu cérebro a ser mais eficiente e eficaz. Quando a consome de manhã, o cérebro fica mais ativo e consegue se concentrar com maior facilidade. Veja por que:

  • Aveia possui altas doses de silício, mineral que ajuda no fortalecimento das células nervosas do cérebro;
  • Aveia possui glucídeos, que ajudam a produzir energia essencial ao cérebro. Você sabia que o cérebro consome cerca de 20% do total de energia gasto em um dia? Portanto invista na aveia e garanta energia para o bom funcionamento cerebral;
  • A aveia possui a dosagem ideal de vitamina B1, que é essencial para a circulação sanguínea no cérebro. Com ela, a memória fica preservada e ágil;
  • A aveia tem também outro mineral essencial para o cérebro: o fósforo, que favorece o funcionamento eficaz do cérebro, já que nutre o sistema nervoso central.

Receitas para um delicioso café da manhã com aveia

Agora que já sabe tudo de bom que a aveia pode proporcionar, veja como são práticas as sugestões de comidas e bebidas para fazer com aveia.

Overnight oats

Esse preparado já ganhou muita popularidade entre quem faz dieta e é fit, pois oferece todos os benefícios da aveia que você acabou de ler, junto de muita praticidade. Essa receita é como um mingau de aveia gelado que você faz na noite anterior e deixa na geladeira para comer na manhã seguinte, sem ter que passar trabalho. Também pode ser levado para o seu compromisso quando sair às pressas. É uma receita bem democrática, pois a base de aveia pode ser combinada com muitos outros ingredientes. Essa receita do vídeo, por exemplo, leva aveia, leite (ou iogurte, animal ou vegetal), chia, Whey, frutas picadas e castanhas. Veja como fazer:

Mingau de aveia quentinho

Já para os dias frios, a versão do mingau quentinho é a melhor pedida. Na infância muita gente comia um pratão de mingau açucarado, mas essa receita é fit para evitar que a combinação de aveia, leite integral e açúcar fique acumulada no corpo em forma de gordura por excesso de carboidrato. Essa receita leva aveia, leite desnatado, uvas passas e canela em pó. Veja o preparo:

Bolachas de aveia, banana e mel

Outra receita bem simples e deliciosa para fazer em casa e guardar em um pote é a bolacha de aveia. Quem gosta de comer bolacha com chá ou café de manhã, vai adorar experimentar. Essa receita leva ovo, banana, mel, manteiga, aveia em flocos, farinha de aveia, canela e fermento. Veja como preparar:

Bolo de micro-ondas com banana, aveia e cacau

Essa é mais uma receita deliciosa, saudável e prática para o café da manhã. Quem gosta de comer bolo quentinho, mas quer uma porção individual, já tem a receita perfeita. Para fazer, vai precisar de banana, ovo, água, farinha de aveia, cacau em pó, açúcar mascavo e fermento. Veja no vídeo como é o preparo:

Vitamina com aveia

Gosta de uma boa vitamina, bem gelada para tomar logo de manhã e acordar o corpo todo? Essa versão é ótima para isso, além de ser uma boa opção para regular o intestino. Quem sofre com intestino preso deve criar uma rotina alimentar mais certinha para que o corpo acostume com o que vai receber e passe a funcionar de forma mais previsível. Manter essa bebida todo dia de manhã é uma grande ajuda, Para fazer, vai precisar de aveia, banana, mel e mamão. Veja como preparar:

Panqueca fit de banana com aveia

Panquecas doces também combinam muito com o café da manhã. Essas massinhas são rápidas de preparar e você pode rechear com o que quiser ou comer ser recheio mesmo. Essa sugestão leva apenas banana madura, ovos, aveia em flocos finos e canela em pó, se gostar. Acompanhe o preparo: