4 Sucos para depurar o fígado das toxinas acumuladas

Adicione esses sucos a uma rotina alimentar bem saudável, livre de excessos e alimentos processados

Os sucos para depurar o fígado são uma ótima forma de adicionar mais saúde à rotina. Depurar quer dizer limpar; purificar. Fazer a depuração do fígado é necessário, pois esse órgão é um grande filtro de toxinas do organismo, mas que com o passar dos anos acaba ficando sobrecarregado. Com isso, aparecem vários sintomas que, muitas vezes, são ignorados por parecerem só um mal-estar passageiro.

São sintomas como dores de cabeça, cansaço, problemas de pele, barriga inchada, tonturas e náuseas, falta de apetite, mau hálito, irritabilidade, aumento de peso e, claro, pode sentir dor no fígado. Então, a primeira atitude a tomar se estiver com dois ou mais sintomas é agendar uma consulta ao clínico geral, hepatologista ou gastroenterologista. O médico irá recomendar mudança na sua alimentação e estilo de vida, o que pode incluir a ingestão diária de sucos para depurar o fígado. Veja as receitas.

Sucos para limpar o fígado

Crédito: Freepik

Os sucos para limpar o fígado não fazem milagre sozinhos. É preciso adicioná-los em um plano alimentar saudável, rico em hortaliças orgânicas, grão e cereais integrais, carnes magras, laticínios desnatados e muita água. Ao mesmo tempo é importante reduzir ao máximo a bebida alcoólica, cortar frituras, guloseimas de supermercado e embutidos, além de evitar tomar medicamentos sem necessidade.

Suco verde

Essa primeira receita leva ingredientes importantes para promover a limpeza do órgão, ajudando a soltar as toxinas presas calcificadas e a deixar o sangue mais alcalino (menos ácido e suscetível à doenças).

Ingredientes

Água (ou água de coco): 1 copo;
Couve: 4 folhas;
Hortelã: 6 folhas;
Limão: suco de 1 unidade;
Maçãs: 2 unidades;
Sementes de girassol: 2 colheres (sopa);

Modo de preparo

  1. Parta a maçã em pedaços e coloque-a no liquidificador.
  2. Em seguida, junte o suco de limão, as sementes de girassol, a hortelã e a couve.
  3. Processe bem.
  4. Misture a água (ou água de coco) e bata, de novo.
  5. O ideal é beber sem coar, mas se não conseguir, coe o suco com uma peneira e beba. Use os resíduos para fazer outra receita, como um bolo integral.

Sumo de maçã

O sumo de maçã nem precisa de lista de ingredientes, pois é só usar um aparelho tipo juicer para extrair todo o sumo da fruta e tomar bem puro, sem água. Esse suco é ótimo para ajudar a soltar as pedras do fígado e vesícula, e a fermentação dele também ajuda a dilatar os ductos por onde as pedrinhas vão sair até chegarem aos intestinos. Pode tomar um, dois ou três copos ao dia. Escolha maçãs orgânicas, sem agrotóxicos, pois são os agrotóxicos que fazer o fígado ficar ainda pior.

Suco de laranja, gengibre e azeite de oliva

Não estranhe o azeite de oliva na receita. Junto com a laranja e o gengibre, ele ajuda a estimular os movimentos peristálticos quando já estiver na hora de eliminar as toxinas. É um suco para tomar depois de alguns dias fazendo uma alimentação detox. Pode substituir a laranja por toranja ou limão.

Ingredientes

Anúncios

Suco natural de laranja: 1 xícara;
Gengibre fresco ralado: 1 colher (chá);
Azeite de oliva extravirgem: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

Bata rapidamente os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida, sem guardar para depois. Faça um novo suco algumas horas mais tarde. Prefira beber quando estiver em casa, pois a ideia é que sinta vontade de evacuar.

Suco para gordura no fígado

Esse é um bom suco, recomendado pela nutricionista Patricia Leite, para tratar gordura ou inflamação no fígado e ajudar no detox.

Ingredientes

Chá verde sem açúcar: 200 ml;
Beterraba crua: ½ unidade;
Cenoura crua: ½ unidade;
Limão: ½ unidade;
Gengibre fresco: 2 centímetros.

Modo de preparo

  1. Faça o chá verde e deixe esfriar.
  2. Prepare os vegetais, tirando a casca e cortando em pedaços pequenos. Remova a parte branca do limão ou só esprema bem o sumo.
  3. Depois é só bater tudo no liquidificador e beber.