Mussarela caseira mais fácil do mundo: Receitinha com apenas 3 ingredientes!

Mussarela caseira mais fácil do mundo: Receitinha com apenas 3 ingredientes!

Ingredientes

  • 4 litros de leite integral direto da vaca ou de saquinho (em temperatura ambiente)
  • 1 tampinha faltando um pouquinho pra encher de coagulante líquido (aproximadamente 4ml)
  • 2 colheres (sopa) rasas de sal
  • 800ml de água filtrada a ponto de fervura (não use água com cloro, dê preferência a água filtrada)
  • Obs.: O coagulante líquido pode ser encontrado em casas agropecuárias, ou em supermercados.
  • Modo de preparo

    Adicione o leite num recipiente grande que tenha tampa e reserve.
    Dilua o coagulante líquido em um pouquinho de água filtrada e despeje no leite, acrescentando também 1 e ½ colher (sopa) de sal. Misture bem com uma colher de pau, cubra com um guardanapo limpo, seguido da tampa e deixe descansar durante 3 horas.

    Após esse tempo, “corte a massa” que se formou, com o auxílio de uma escumadeira, acrescente toda a água, mexa bem e torne a cobrir com o guardanapo e com a tampa, deixando descansar até o próximo dia.

    No dia seguinte, destampe e você verá que se formou um queijinho esponjoso. Descarte o soro. Esprema bem com as mãos para retirar o excesso de soro e depois despedace bem com as mãos, formando uma farofinha.

    Leve uma panela grande ao fogo com um pouquinho de água no fundo, adicione meia colher (sopa) de sal e junte a massinha de queijo esfarelada. Vá apertando a massa com a colher de pau e mexendo, para o queijo ir grudando.

    Não pare de mexer. A mistura vai soltar um pouco de água, então mexa e aperte por cerca de 10 minutos, para dar liga. Após esse tempo, a mussarela estará no ponto correto: lisinha, dando bastante liga.

    Desligue o fogo e transfira a massa para um recipiente, como um pote de sorvete, por exemplo, e vá apertando com o auxílio de uma colher.

    Leve à geladeira, deixando por 1 hora, mas nesse meio tempo, verifique se soltou um pouco de soro e retire.

    Após esse tempo, desenforme e coloque o queijo em cima de uma tábua culinária, apoiada numa assadeira, mantendo-a inclinada, para, que se escorrer mais algum soro, caia dentro da assadeira. Leve à geladeira por mais 2 horas.

    Agora sua deliciosa mussarela estará firme e prontinha para ser degustada! Aproveite essa maravilha.