Torresmo de boteco feito só com sal e a gordura da carne: Receita prática e deliciosa!

Ingredientes da receita de torresmo

  • 3 kg de barriga de porco ou panceta
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • pitadas de sal (a gosto)

    Modo de preparo

    Pegue a metade da barriga de porco em tiras e corte em pedaços da largura de um dedo, deixando a carne juntamente com o couro e reservando numa tigela. Em seguida, pegue a outra metade da barriga, também em tiras, e corte separando a carne do couro. Depois, pique-os em pedaços pequenos. Coloque o couro em uma tigela e a carne em outra.

    Pegue uma panela grande, larga, que tenha tampa, acrescente o óleo e junte os pedaços de toicinho sem couro reservado, salpique com uma boa pitada de sal, espalhe bem e leve ao fogo alto. Tampe a panela e mantenha no fogo por 5 minutos sem mexer.

    Passado esse tempo, mexa bem com uma colher de pau, tampe novamente a panela e deixe por mais 5 minutos. Destampe e verifique se já está douradinho, se não, mexa e deixe um pouco mais. Se estiver dourado, desligue o fogo, retire com uma escumadeira e passe para uma peneira de alumínio, deixando escorrer o excesso de gordura. Aqui você tem um torresmo incrível para uma farofa ou feijão-tropeiro.
    Para fritar o courinho que ficou reservado, é fundamental aguardar a gordura que ficou na panela esfriar. Quando esfriar, acrescente os pedacinhos de courinho, tampe a panela e leve ao fogo alto, fritando.

    O courinho do toicinho é que causa estouros na hora de fritar, então não fique abrindo a panela para misturar. Para isso, pegue um pano, erga a panela com cuidado e chacoalhe, sempre mantendo a tampa. Outra forma, é utilizar uma panela de pressão com a tampa sem a borracha para fritar.

    Decorridos uns 10 minutos, abra a tampa e daí por diante pode fritar o courinho sem o risco de estourar, pois ele vai dourar e pururucar. Mexa por vezes com uma escumadeira enquanto frita, recolocando depois a tampa e terminando de fritar.
    Desligue o fogo e retire com a escumadeira, deixando escorrer na peneira de alumínio. Esse torresmo de courinho você pode saborear como desejar.
    Finalmente para fritar os pedaços de toicinho com carne e courinho, deixe novamente a gordura esfriar e então adicione-os na panela, esparrame bem, leve ao fogo, salpique sal a gosto e mexa bem com uma colher de pau. Não se preocupe, no início da fritura, não irá estourar.

    Tendo fritado um pouco, tampe a panela e deixe fritar em fogo alto durante 5 minutos. Após esse tempo, destampe e mexa com cuidado, com a colher de pau, segurando a tampa numa das mãos por cima da panela, mexendo com a outra.

    Tampe e frite por mais 5 minutos e após mexer, pelo tempo necessário para ficar bem frito e dourado. Então desligue o fogo, retire com a escumadeira e escorra na peneira de alumínio. Esse torresmo sensacional fica perfeito para acompanhar suas refeições, uma feijoada, caldo ou como aperitivo, com limão!
    Agora é só aproveitar essa gostosura de torresmo.