Como limpar banheiro? Veja dicas para descomplicar a limpeza

Aprenda a deixar seu banheiro impecável sem muito esforço!

Limpar banheiro é uma das tarefas mais chatas quando se trata de limpeza da casa. Além disso, é um local que é preciso desinfetar e manter a limpeza em dia, para evitar o acúmulo de bactérias, fungos ou outros microrganismos. Com essas dicas, limpar banheiro não vai ser uma tarefa tão árdua e o cômodo vai ficar com cara de novo.

15 Dicas para limpar banheiro

Veja abaixo como limpar e manter impecável essa parte da casa. São dicas e truques simples e que vão fazer você poupar muito tempo na hora da faxina.

1. Crie um limpador efervescente para a privada

Depois é só puxar a descarga e o seu vaso vai parecer outro! O efeito é mágico e é ótimo para lavar até a louça sanitária mais encardida.

2. Limpe a caixa da água do vaso sanitário

Muita gente até esquece que essa caixa existe. Ou só se lembra quando a cordinha da descarga quebra e você não consegue mandar embora aqueles dejetos.

Essa caixa recebe água limpa que vai ser usada a cada descarga, mas nem por isso você vai deixar de fazer a limpeza por ali. Existe até bloco de sabão específico para introduzir no local e fazer a limpeza adequada.

Se preferir um método mais natural, abra a tampa da caixa e coloque um pouco de vinagre. Faça isso com alguma frequência, para que o banheiro fique sempre limpo. Também pode usar cloro ou água sanitária.

3. Faça uma mistura para a sujeira sair mais facilmente

mistura caseira para limpar banheiro
Crédito: Freepik

Limpar banheiro não precisa ser um drama! Para facilitar a tarefa, você precisa mesmo é saber um pouquinho mais de química. Certas substâncias reagem melhor que outras e acabam por auxiliar você nessa batalha.

Para isso, é só misturar, em uma embalagem de borrifar vazia, água, amônia, álcool e detergente de cozinha nas mesmas proporções. Borrife a combinação nas superfícies que quer limpar, espere um pouquinho e apenas passe um pano. Funciona melhor que muito produto abrasivo, mas não estraga os seus azulejos!

4. Use vinagre para limpar as torneiras

É só colocar um pouco de vinagre em um pano e passar nas torneiras e em volta delas. As manchas vão sair e elas vão ficar brilhando. Além de ser uma solução super barata, é muito mais ecológico.

Aplicar sprays abrasivos diretamente em aço inox pode fazer com que ele perca o brilho ao longo do tempo. Aliás, muitos produtos para limpar banheiro à venda em supermercados mais pioram as manchas do que removem-nas!

5. Limpe os rejuntes dos azulejos

Não tem nada mais feio que rejunte manchado. Para acabar com isso, faça uma mistura com bicarbonato de sódio e vinagre e passe nos rejuntes, com a ajuda de uma escova de dentes. Eles vão voltar a ficar brancos, como novos.

Uma boa dica é, depois de limpar, impermeabilizar os rejuntes. Assim eles ficam brancos por muito mais tempo. O produto é barato e você encontra em qualquer loja de materiais de construção.

6. Lave a cortina do chuveiro

Essas cortinas podem acumular fungos e bactérias, pois nunca secam da maneira correta. Por isso, quando for tirar as cortinas para lavar, basta colocar as cortinas em uma bacia, com um copo de vinagre e meio copo de detergente.

Depois é só enxaguar bem e estender para secar. Se tiver pátio, deixe-a no sol. Se a sua cortina de box for bem baratinha, troque-a a cada estação.

7. Limpe o box

O box pode até parecer a parte mais difícil. Contudo, acredite: limpar o box é fichinha perto das outras tarefas que você executou até aqui. A melhor forma de limpar o box é com detergente de louça e esponja branda.

Evite cloro e qualquer produto ácido na superfície do box. Esses produtos causam mais ranhuras e estragam os materiais a longo prazo.

8. Tire o cheiro de xixi

tirar cheiro de xixi do banheiro
Crédito: Pixabay

Para tirar aquele cheiro forte de xixi do banheiro, use bicarbonato de sódio, suco de limão e vinagre. Misture tudo e passe no vaso sanitário. O cheiro vai desaparecer.

Outra opção é usar óleos essenciais como aromatizadores. Você pode colocar uma garrafinha aberta em um canto com água e 10 gotas do óleo da sua preferência. Assim, conforme evapora, vai deixando um cheirinho agradável no ambiente. Acender velas aromáticas depois de fazer a limpeza completa também é bom!

9. Faça um cronograma de limpeza

Para manter o banheiro sempre em dia com a faxina, nada melhor do que planejar! Coloque em uma folha todos os passos para limpar banheiro e compartilhe com as pessoas que moram com você. Assim, não vai esquecer de limpar nenhuma parte e seu banheiro vai ficar perfeito.

Uma boa ideia é imprimir essa folha e colar na geladeira. Você também pode dividir tarefas entre as pessoas da casa. Isso evita que alguém tenha que fazer sempre tudo.

10. Limpe o espelho

Limpar o espelho é bem simples, mas precisa de alguns métodos a serem seguidos. Desse modo, comece passando uma flanela com álcool, complementando logo em seguida com uma flanela com água. Por fim, finalize com um paninho seco.

11. Dê atenção aos ralos

Para os ralos, coloque água sanitária e deixe agir. Por enquanto, continue a limpeza do banheiro, cuidando do espelho e de outros utensílios. Não misture nada à água sanitária, no final da limpeza, passe por água corrente.

12. Desentupa o vaso sanitário

como limpar banheiro desentupir vaso
Crédito: Freepik

Não deixe esse trabalho acumular. Para desentupir o vaso, existem algumas técnicas simples, desde usar Coca-Cola até soda cáustica. Se o problema foi recorrente, chame um profissional para investigar melhor.

13. Limpezas precisas

Para limpar em locais de pequeno espaço, como a fechadura ou as saídas de água do chuveiro, necessita-se de versatilidade. Por isso, é ideal que se use um cotonete mergulhado em álcool para esfregar o local indicado.

14. Organize os produtos

Esse passo é sempre importante, embora esquecido por muitos. Olhe produto por produto e perceba se ainda usa-os e se ainda estão na validade. Esse passo é importante para evitar o acúmulo de recipientes desnecessários no local.

15. Faça um checklist

Fazer um checklist do que você precisa é sempre uma opção bastante inteligente. Desse modo, você economiza muito tempo e evita ter que voltar novamente para pegar algum produto que tenha esquecido de levar para a limpeza.