Skip to content

Como desentupir chuveiro tirando o calcário acumulado

O calcário se acumula na parte interna do chuveiro, dificultando a saída de água. Veja como removê-lo

como desentupir chuveiro

Crédito: Freepik

Passo a passo para remover calcário do chuveiro

como desentupir chuveiro passos
Crédito: Pixabay

Você não precisa de produtos químicos para aprender a como desentupir chuveiro com calcário acumulado. Siga esses passos usando produtos simples que talvez até já tenha em casa.

1. Desligue o chuveiro

Para a sua segurança, a primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor do chuveiro para evitar choque. Mesmo que o seu chuveiro seja de tomada, pode ir direto no disjuntor que é mais seguro. Se você já costuma tirá-lo da tomada, pode tirar também. O importante é cortar a energia e só voltar a ligar o chuveiro quando terminar todo o processo de limpeza.

2. Separe os materiais

Para tirar calcário do chuveiro você vai precisar de água quente, vinagre e uma escovinha de dentes.

3. Prepare a solução

Coloque a água para ferver em uma panela. Cerca de 1 litro é o suficiente. Se for remover o chuveiro da parede, escolha uma panela grande, que caiba o chuveiro dentro. Quando estiver quente, desligue o fogo e adicione 1 xícara de chá de vinagre branco.

4. Solte o chuveiro

Se o seu chuveiro for de rosquear, você só precisa desligar a energia e removê-lo com cuidado da parede. Vire para que saia a água acumulada dentro, cuidando para não pegar na fiação. Se não der para soltar o chuveiro, você vai levar a solução até ele.

5. Deixe o chuveiro de molho

No caso de conseguir soltar o chuveiro da parede, coloque a peça solta dentro da panela com água quente e vinagre e deixe de molho por, pelo menos, 1 hora.

Se não der para soltar o chuveiro, coloque a solução em um saco plástico pequeno, não precisa ser grande quantidade, e amarre em volta do chuveiro, na parte em que sai a água, usando um elástico ou fazendo um nó. Desligue o chuveiro da tomada mesmo assim. Deixe por 20 minutos, pois a ideia é fazer o calcário amolecer.

6. Remova os detritos

Anúncios

Passado o tempo, retire o chuveiro da água e use uma escovinha de dentes velha para esfregar o calcário que não se soltou com a água quente e o vinagre. Se não puder limpar por dentro porque não consegue soltar o chuveiro da parede, vá fazendo “furinhos” em cada buraquinho de saída de água do chuveiro usando um palito de dente.

7. Finalize a limpeza

Depois coloque o chuveiro de volta no lugar, ligue na tomada com as mãos bem secas e usando um chinelo de borracha, ou religue o disjuntor, e ligue o chuveiro para ver o resultado. Se for necessário, repita o processo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.

Política de privacidade Designed using Unos. Powered by WordPress.

%d blogueiros gostam disto:
Links patrocinados