10 hábitos que destroem seus rins e você nem percebe

Os rins são órgãos de extrema importância para o nosso corpo, pois é através dele que ocorre a eliminação de toxinas onde ocorre a produção de urina. Entre várias funções dos rins, eles fazem a regulação do teor de alguns minerais como sódio, fosfato, potássio e cálcio.

Além disso atuam na produção de hormônios e regulação da pressão arterial e formação de células sanguíneas que são essenciais para o adequado funcionamento do organismo.

Quando se tem problema nos rins, os sintomas mais comuns são: Anemia, dor crônica, tonturas, vômitos, fadiga e sensação de frio.

Causas da insuficiência renal:

1. Baixa ingestão de água

A ingestão inadequada de água faz com que o processo de eliminação de toxinas seja dificultado e elas comecem a se acumular inclusive causando cálculos renais. O excesso também pode dificultar a função renal.

É importante que se ingira em média 2 litros de água por dia.

2. Segurar o xixi

Esse é uma das principais causas que danificam os rins, isso faz com que haja um acúmulo de bactérias maléficas que podem causar infecção urinária.

3. Fumar

Muitos estudos mostram relação entre o tabagismo e problemas renais, devido ao alto teor de toxinas que o uso de cigarro produz no organismo. E isso causa aumento da pressão sanguínea, consequentemente diminuindo o fluxo de sangue para os rins.

4. Consumir muita proteína

Excesso no consumo de alimentos ricos em proteína, em especial a carne vermelha aumenta o risco de adquirir problemas renais.

5. Ingerir sal em excesso

O sal possui alto teor de sódio, e esse mineral em excesso aumenta significativamente o trabalho dos rins para eliminá-lo, o que acaba elevando a pressão arterial.

6. Dormir pouco

Apesar de muita gente negligenciar um bom descanso, muitos estudos têm relatado e relação entre noite de sono inadequada e o aumento de doenças cardiovasculares, que levam ao aumento da pressão arterial, afetando consequentemente os rins.

7. Tomar frequentemente analgésicos

Esses medicamentos são altamente prejudiciais aos rins, pois exige trabalho deles para eliminar as substâncias liberadas por esses medicamentos no organismo, e se é feito uso frequente, isso acarreta na complicação da função renal.

8. Consumir muita cafeína

A cafeína em altas doses ela promove o aumento da pressão arterial e isso leva a problemas renais, além disso a cafeína excessiva contribui para a formação de cálculos renais.

9. Abusar de bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas em excesso, além de causarem danos aos rins, prejudicam também o fígado, que é outro órgão muito importante para o organismo. O álcool eleva a produção de ácido úrico e esses acabam se depositando nos túbulos renais, levando à obstrução e consequentemente à insuficiência renal.

10. Menosprezar o tratamento de infecções comuns

As infecções por menores que pareçam podem se agravar e trazer diversos prejuízos, então não negligencie e faça o tratamento correto.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis, mas elas não substituem uma consulta com um profissional. Sempre consulte-se com seu médico.

%d blogueiros gostam disto:
Links patrocinados