Torta sem glúten: 10 receitas doces e salgadas para todas as ocasiões

Torta sem glúten: 10 receitas doces e salgadas para todas as ocasiões

Quem não quer ou não pode comer glúten tem deliciosas receitas de tortas para aproveitar, veja essas sugestões

Atualmente, diversas pessoas têm descoberto que seus sintomas de inchaço abdominal, mal-estar depois de comer e problemas gastrointestinais têm um culpado: o glúten. Essa proteína presente em grãos, como de trigo e de centeio, é o que desencadeia a doença celíaca, a alergia ao glúten e a intolerância ao glúten, três problemas diferentes, mas com esse ingrediente em comum. Então, a solução para levar uma vida leve e saudável, sem os sintomas desagradáveis, é aprender a fazer receitas especiais, como essas de torta sem glúten. Confira delícias doces e salgadas para todas as ocasiões.

Como fazer torta sem glúten doce

Para os amantes de doces, não tem problema ir direto para a sobremesa. Até porque ela deve ser preparada antes da refeição para servir geladinha. Veja quantos sabores maravilhosos de torta sem glúten doce você pode escolher para esse fim de semana.

1. Limão com merengue

A torta de limão tem milhares de apaixonados, ainda mais quando é sem glúten, aumentando ainda mais o número de adeptos. Essa é uma torta linda para colocar na mesa com café fresco depois do almoço de domingo. Essa massa é feita com farinha de aveia, farinha de grão-de-bico, farinha de amêndoas, amido de milho, manteiga, ovos, açúcar demerara e fermento. Veja no vídeo como fazer o creme de limão que vai no recheio.

2. Torta alemã sem lactose

Em qualquer padaria é fácil encontrar uma belíssima e apetitosa torta alemã, mas nem sempre se encontra na versão sem glúten e sem lactose. Então, a melhor opção é fazer a sua em casa para servir de sobremesa bem geladinha. Essa torta é feita com bolachas, margarina vegetal, chantili, leite condensado, creme de leite e chocolate, tudo na versão sem lactose.

3. Bolo de morango

A torta é a massa no fundo e o recheio como cobertura. Já o bolo é quando só tem massa ou ela é cortada em partes para ser recheada. A massa desse bolo é feita com farinha de arroz, ovos, açúcar, óleo, leite e fermento. Para o recheio, brigadeiro branco. Para a cobertura, chantili caseiro.

4. Torta de morango

Como opcional, se não quiser fazer o bolo, tem a versão da torta que também leva morangos. Pode escolher o tipo de farinha sem glúten que desejar, mas nessa opção foi usada uma farinha de amendoim e farinha de arroz. Também vai precisar de açúcar comum e mascavo, sal, ovo, manteiga, goma xantana e água. Veja como preparar e também como fazer o recheio de creme de confeiteiro com purê de morangos.

5. Chocolate

Anúncios

Simples, rápida e deliciosa para adoçar as tardes frias, essa torta tem o grande benefício de não conter glúten e poder ser ainda mais adaptada para uma versão mais saudável. Pode usar chocolate meio amargo ou com mais cacau, manteiga, açúcar ou xilitol, ovos e farinha de amêndoas.

Como fazer torta sem glúten salgada

Depois dos doces, versões de torta sem glúten salgada para servir como prato principal, como acompanhamento ou como lanche.

6. Torta salgada de liquidificador

A torta salgada de liquidificador é um clássico da culinária prática. É uma massa bem simples de fazer e que leva alguns ingredientes na mistura para dar cor e sabor. Essa é uma versão sem glúten, feita com leite, ovos, óleo, amido de milho, fermento, sal, alho e cebola. Para misturar, a sugestão é usar peito de peru, tomate, cenoura e ervilha.

7. Torta de tapioca

Com a goma de tapioca dá para fazer muito mais do que os discos estilo panqueca. Você pode preparar uma deliciosa torta salgada como essa, que fica bem leve e é livre de glúten. Essa massa leva ovos bem batidos, farinha de tapioca, fermento, cenoura ralada, salsinha, cebolinha, tomate picadinho, cebola  e pimentão, tudo bem picadinho. Para finalizar, uma camada de queijo que vai derreter no forno e deixar a torta bem apetitosa.

8. Com legumes e cogumelos

Nesta terceira versão, mais uma variedade de vegetais para escolher entre seus preferidos. Essa torta é feita com aspargos, cogumelos, batata-doce, alho-poró, ovos, óleo de coco, muçarela, sal, pimenta, cominho e creme de coco. Exceto pelos ovos e pelo queijo, é uma torta vegetal, fácil de adaptar para receita vegetariana e um ótimo almoço ou lanche da tarde.

9. Torta de frango

Com uma bela torta de frango para o almoço, só precisa fazer uma salada para acompanhar, pois ela é a refeição completa. Fica ainda melhor na versão sem glúten para todo mundo poder comer à vontade. Essa massa leva ovos, leite, óleo, vinagre de maçã, sal, amido, farinha de arroz e fermento. Veja como preparar o recheio.

10. Quiche de alho-poró

A quiche é uma torta salgada, de massa fininha, geralmente feita naquelas formas redondas com bordas onduladas que deixam o prato bem característico. Nessa versão é o alho-poró que fica em evidência com seu sabor suave delicioso. A massa dessa quiche é feita com manteiga ghee, farinha de arroz, farinha de linhaça, ovos e sal. Confira os ingredientes do recheio e o passo a passo do preparo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.