Gordura na barriga tipo mole ou dura: como perder e quais são os riscos de cada tipo

 Uma barriguinha saliente pode ser, basicamente, de dois tipos diferentes: mole, do tipo que balança um pouco quando você corre, ou dura, que se mantém imóvel quando tocada. Essas duas características podem dizer muitas coisas, como, por exemplo, onde a gordura está alojada, se ela é fácil ou difícil de perder e o qual é o perigo para a saúde. Descubra a seguir.

 

BARRIGA DURA OU MOLE?

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o acúmulo de gordura na região abdominal é prejudicial seja a sua barriguinha mole ou dura. Mulheres devem ter cintura com menos de 88 cm e homens devem ficar abaixo dos 102 cm de circunferência abdominal para minimizar risco de doença cardiovascular, obesidade e morte precoce.

TIPO DE GORDURA

Barriga dura é sinal de que a gordura está localizada dentro da cavidade abdominal, entre os órgãos e, nesse caso, ela é chamada de gordura visceral. A impressão de estar endurecida acontece por que ela está abaixo de uma camada de resistentes músculos.

Mas caso a barriga seja mole ao toque, a gordura está localizada mais próxima a pele e é chamada de gordura subcutânea ou localizada. Esse é também o tipo de gordura que se acumula no bumbum e no culote, por exemplo.

RISCOS PARA A SAÚDE

A gordura visceral é considerada mais perigosa que a subcutânea justamente por estar muito próxima de órgãos vitais. Ela é o mecanismo para a deposição de gordura no fígado, por exemplo, gerando um quadro chamado esteatose hepática. Além disso, ela se relaciona com diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares.

COMO PERDER GORDURA NA BARRIGA

Ao contrário do que muitos pensam, a gordura visceral, que deixa a barriga dura, é mais fácil de ser perdida que a gordura localizada. Mas o tratamento para ambos os casos é o mesmo: dieta e exercícios físicos, com a vantagem de que a gordura localizada pode ser eliminada com ajuda de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos.

 

Mulher perde 50 kg e passa as receitas que a ajudaram emagrecer + cortar bebida alcoólica

Você certamente sabe que, em excesso, o consumo de álcool pode provocar diversos prejuízos para a saúde física e mental. Mas até mesmo quem bebe socialmente pode sofrer os impactos e, para ajudar a identificar os sinais, elaboramos uma lista apresentando os efeitos impressionantes que ocorrem no seu corpo se você corta o álcool por 1 mês + 3 receitas de emagrecimento que funcionaram com Aline Prado e a fizeram secar 50 kg!! Confira:

aline-prado-suco-principal-2-5

BEBIDA ALCOÓLICA: O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ CORTA?

1. Um mês sem bebida alcoólica reduz em até 20% o acúmulo de gordura no fígado.

2. Passar 30 dias sem ingerir álcool reduz os níveis de açúcar no sangue em até 16%, diminuindo as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

3. Os níveis totais de colesterol no sangue caem cerca de 5% se você deixar de beber durante um mês, reduzindo as chances de doenças cardíacas.

 

4. Se você não fizer nenhuma alteração na dieta e apenas deixar de beber por 30 dias poderá emagrecer até 4kg.

5. qualidade do sono de uma pessoa que deixa de ingerir álcool durante o período melhora em até 10%. Além disso, os níveis de ansiedade também são reduzidos com a falta de bebida.

6. Estudos apontam que deixar de ingerir bebidas alcoólicas por apenas um mês já melhora em até 18% a capacidade de concentração e memorização.

ALINE PRADO PESAVA 122,3 KG…

aline-prado-suco-principal-2-5

Quando pesava 122,3 kg, a mineira Aline Prado decidiu que era a hora de emagrecer de uma vez por todas: a gordura era tamanha que ela não conseguia brincar com Arthur, seu filho, que, na época, tinha um ano.

A funcionária pública se consultou com uma nutricionista e substituiu as guloseimas que comia até passar mal por uma alimentação mais saudável e natural, mas sem passar fome.

Resultado: perdeu 50 kg em um ano. Kamylla Bittencourt de Faria, nutricionista de Aline, passou para ela três receitas de sucos – detox, diurético e energético –, que a ajudam a começar o dia com disposição. “Sempre tomo um deles de manhã, na hora que eu acordo. Vou variando, para não ficar repetitivo e enjoar”, explica Aline.

SUCOS PARA EMAGRECER

O modo de preparo é o mesmo para todos os sucos: bater todos os ingredientes no liquidificador.

SUCO DETOX

A função dele seria promover a eliminação de toxinas acumuladas no organismo e, assim, facilitar o emagrecimento.

Ingredientes: dois pedaços de inhame cru, três morango, uma maçã e uma colher de sobremesa de linhaça dourada.

Benefícios: carboidrato do bem, o inhame emagrece porque fornece energia de forma lenta e contínua, sem se transformar em gordura e contribui para a sensação de saciedade – dessa forma, a chance de atacar guloseimas durante o dia é menor. Tem também diosgenina, substância que aumenta a produção de colágeno e combate a flacidez.

O morango é uma fonte potente e pouquíssimo calórica de fibras e de vitamina C, substância antioxidante. Já a maçã possui em sua casca um componente chamado ácido ursólico, ligado a um menor risco de desenvolver obesidade. A linhaça dourada, por fim, fornece ômega 3 ao organismo, nutriente essencial que não é produzido pelo corpo, e combate as inflamações nos tecidos, além de agir contra o envelhecimento celular.

SUCO DIURÉTICO

A bebida tem como finalidade retirar o excesso de líquido do corpo – assim, o inchaço diminui e a silhueta fica mais fininha.

Ingredientes: dois pedaços médios de melancia, um copo de 200 ml de chá de hibisco, três folhas de hortelã e uma colher de sopa de chia.

Benefícios: a melancia é composta 92% por água – para quem não tem o hábito de tomar líquido, é uma boa alternativa para manter o corpo hidratado (o que não exclui a necessidade de beber água durante o dia). A fruta promove a perda de peso também porque é rica em potássio, nutriente que faz com que o rins trabalhem melhor e diminui, portanto, a retenção de líquido.

O hibisco tem ação termogênica e turbina a queima de calorias. Já a hortelã favorece a parte gástrica do organismo, combatendo gases e acidez estomacal excessiva. A chia tem a capacidade de aumentar até dez vezes de peso quando em contato com a água. A solução de alta viscosidade que se forma em torno da semente, além de aumentar a sensação de saciedade, acelera o metabolismo lípidico, detonando as gordurinhas mais rapidamente.

SUCO ENERGÉTICO

O objetivo desse suco é dar um “up” nos ânimos, conferindo mais disposição para as tarefas do dia a dia, de maneira saudável e sem engordar.

Ingredientes: Um copo de 200 ml de leite de amêndoas, uma banana, uma colher de chá de cacau em pó, uma colher de sobremesa de chia e uma colher de sopa de aveia em flocos.

Benefícios: Boa alternativa para quem não pode ou não quer consumir leite de vaca, o leite de amêndoas é fonte de gorduras de boa qualidade e rico em magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, que colaboram para manter saudável o sistema cardiovascular.

A banana é considerada um “super alimento”, por ser uma poderosa fonte de energia e ajudar a evitar a fadiga muscular, ao mesmo tempo em que fornece boas quantidades de potássio, nutriente essencial para evitar as câimbras. O triptofano presente na banana é aliado da sensação de prazer e bem-estar, pois está ligado à produção de serotonina.