Deficiência de vitamina: 7 sintomas que podem ser vistos no seu rosto

Olhos inchados, rachaduras no canto da boca, palidez – esses são sinais de deficiência de vitamina que podem aparecer no seu rosto. A deficiência normalmente é causada por má alimentação ou não ter uma dieta balanceada.

Dito isso, algumas pessoas têm mais tendência a terem doenças ou desenvolverem essa deficiência do que as outras, então, existe uma chance de que os sete sintomas seguintes tenham uma outra causa escondida.

Você deve prestar atenção a outros sintomas desagradáveis, pois deficiência de vitamina é frequentemente acompanhada pela deterioração da sua saúde de maneira geral.

1. Gengivas sensíveis

 Resultado de imagem para gengiva sensivelSe as suas gengivas têm sangrado recentemente ou os seus dentes parecem frouxos, você pode está com deficiência de vitamina C. Além destes sintomas, há um aumento do risco de infecção e má cicatrização de feridas. Assim como ser importante para se ter um sistema imunológico saudável, a vitamina C é necessária para a produção de colágeno e para manter os tecidos conectivos fortes. Frutas cítricas, espinafre, pimentas, brócolis, repolho e groselha são ricos em vitamina C e devem ser incluídos na sua dieta se você está sofrendo com essa deficiência.2. Pele pálidaSe você não tem uma pele naturalmente pálida, isso pode ser sinal de falta de vitamina B12. Dependendo da gravidade, isso pode levar a sintomas severos como demência, paralisia ou danos no seu sistema nervoso. Se você está sofrendo de exaustão, infecções e mudanças no humor, juntamente com a palidez da pele, a causa, muito provavelmente, é a falta dessa vitamina.

A vitamina B12 é extremamente importante para um metabolismo saudável, assim como para a produção de sangue e divisão de células. Você só consegue essa vitamina em produtos de origem animal, e é por isso que pessoas veganas, em particular, devem ficar atentas à sua ingestão de vitamina B12 e tomar suplementos quando necessário. Para evitar essa deficiência, inclua queijo, fígado, bife, ostras, truta e arenque em sua dieta.

3. Cabelo ressecado

Resultado de imagem para Cabelo ressecado

Pintas, secar e alisar regularmente os cabelos pode deixá-los ressecados. Se você evitar essas atividades e regularmente tratá-lo com os produtos certos, o problema deve logo desaparecer. Se isso não acontecer, pode ser que você esteja com falta de biotina. Unhas quebradiças é um outro sinal desta deficiência. Para evitar isso, inclua alimentos ricos em biotina em sua dieta, como produtos de soja, feijões, tomates, ovos e farinha ou mingau de aveia.

4. Rachaduras no canto da boca

Você está sofrendo com este sintoma, além de lábios sem cor, queda de cabelo, cansaço e esquecimento? Bem, provavelmente você está com deficiência de ferro. Esse elemento é importante para transportar oxigênio pelo seu corpo, assim como produzir hemoglobina e células vermelhas. Fígado de porco, farelo de aveia, patê de fígado e cogumelos são particularmente ricos em ferro.

5. Acne

Resultado de imagem para acne

Problemas como acne, eczema, má cicatrização e pele seca podem ser por causa da falta de zinco. Esse elemento tem um papel importante em manter o seu sistema imunológico saudável, assim como a divisão e substituição de células. Se você está sofrendo com um caso particularmente sério de espinhas ou outro tipo de acne, pode valer a pena aplicar loção de zinco nas áreas afetadas. No entanto, é melhor manter seu nível de zinco normalizado através da alimentação. Farelo de trigo, ostras, queijo Edam, fígado de bezerro e sementes de abóbora são particularmente abundantes em zinco.

6. Pálpebras inchadas

Resultado de imagem para Pálpebras inchadas

Não é incomum ficar com as pálpebras inchadas de vez em quando (se você acabou de chorar, por exemplo). No entanto, se elas estiverem permanentemente inchadas, você pode estar sofrendo de deficiência de iodo. Como o iodo é importante para o funcionamento da sua tireoide, sua deficiência pode ter sérias consequências, como hipotireoidismo, nódulos e até mesmo câncer na tireoide. É por isso que você deve incluir uma dose suficiente de iodo em sua dieta consumindo regularmente laticínios, arandos e frutos do mar. Se você está com fadiga, queda de cabelo e mau humor, consulte um médico.

7. Rugas

Imagem relacionada

 

Conforme vamos envelhecendo, é perfeitamente normal mais rugas aparecerem em nosso rosto. Mas se suas rugas aumentaram em um curto espaço de tempo, pode ser que você esteja com falta de vitamina E. O motivo das rugas é porque a vitamina E ajuda a reduzir o stress oxidativo e protege as células. Quando a quantidade de vitamina E no seu corpo é insuficiente, a produção de colágeno diminui; falta de colágeno diminui a elasticidade da pele, o que significa que as rugas têm mais chances de aparecer.

Além disso, a vitamina E é importante para um sistema imunológico forte, fertilidade e olhos saudáveis. A vitamina E é encontrada nas nozes, produtos integrais, muesli (cereal matinal com aveia e frutas secas), amêndoas, óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de girassol, etc).

Como você pode ver, o seu rosto diz muito sobre o que o seu corpo carece. Para garantir, consulte sempre um médico e apenas tome suplementos após fazer um exame de sangue e constatar que você realmente está com deficiência destas vitaminas.